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Não. O email marketing não morreu. E digo mais: traz grandes resultados se usado corretamente.

 

O número de pessoas conectadas à internet vem crescendo todos os dias e uma forma eficiente de criar relacionamento com seu potencial cliente é utilizando o email marketing. 

 

O e-mail marketing é uma importante ferramenta estratégica para os negócios, e apesar do que dizem por aí, essa prática não morreu. Pelo contrário, quem sabe utilizar obtém alto retorno. Não é atoa que uma das maiores empresas de marketing digital do mundo, consegue seus melhores resultados através de ações de e-mail marketing.

 

O que é E-mail Marketing?

 

E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing digital para criar e manter relacionamento com o público alvo.

 

Vantagens


 

Como Fazer Email Marketing?

 

É impressionante o número de empresas que ainda não sabem utilizar o e-mail marketing de forma correta e com isto acabam afastando os clientes. Por quê? Porque elas não tem uma estratégia definida ou simplesmente porque fazem SPAM.

 

O SPAM é a pior prática do mercado e consiste em enviar e-mails em massa, com ofertas de produtos e serviços, para pessoas que não autorizaram o recebimento. Geralmente as empresas compram listas de e-mails e além de ficarem malvistas o resultado é o contrário daquilo que esperavam.

 

Então, a pergunta é:

 

Como fazer email marketing da forma correta?

Aqui estão alguns passos que você deve seguir para ter os melhores resultados.

 

1. Construa a sua própria lista de emails. Envie seu informativo apenas para as pessoas que autorizaram o recebimento. Uma das formas mais utilizadas para criar e crescer uma lista é oferecendo uma isca digital com conteúdo de valor e que seja altamente relevante para sua audiência. Para isso é preciso conhecer a fundo o perfil do seu cliente ideal.

 

2. Segmente o público O mesmo público pode ter diversos interesses, por isso segmente. Com um bom serviço de e-mail marketing você conseguirá segmentar todos os seus inscritos.

 

3. Defina o objetivo da campanha Qual o objetivo principal da campanha de email marketing? É divulgar algum produto novo ou serviço? É fazer vendas ou apenas manter contato com os clientes? Os objetivos podem ser diversos e a sua campanha deverá ser feita em cima deste objetivo. Faça uma campanha personalizada para cada segmento da sua lista. Entregue a mensagem certa para o público certo.

 

4. Crie conteúdo de qualidade O melhor conteúdo é aquele que resolve uma dor ou um problema específico da sua audiência, que responde uma dúvida, que traz uma transformação. Através dos relatórios de suas campanhas você poderá saber qual conteúdo engaja mais e qual deve ser enviado nos próximos e-mails.

 

5. Defina muito bem o ?assunto? do e-mail  Separe um momento apenas para pensar no assunto do email, pois esta é a parte mais importante da campanha. Com certeza o seu email não será o único na caixa de entrada do seu cliente e se ele é como a maioria das pessoas, utilizará dois critérios para decidir se seu email será aberto ou se vai para a lixeira.

 

Os critérios utilizados para esta tomada de decisão são: 

 


 


 

6. Otimize para mobile A grande maioria das pessoas acessam seus e-mails pelo celular, por isso certifique-se de que a sua mensagem está configurada para este dispositivo.

 

7. Analise as métricas Analise cada aspecto do relatório das campanhas. Esta analise é parte fundamental do processo, pois é através das estatísticas que você saberá se está na direção certa ou se precisa modificar e criar novas ações.

 

8. Envie e-mails com moderação Uma estratégia de email marketing eficaz traz um equilibro entre conteúdo e oferta. A quantidade de envios também deve ser moderada. Ninguém gosta de ficar recebendo e-mails com propagandas ou ofertas o tempo todo, mesmo que esta pessoa tenha se cadastrado para receber este tipo de mensagem. Neste caso é bom usar o bom senso.

 

 

RESULTADOS OBTIDOS COM ESTRATÉGIAS DE EMAIL MARKETING

 

No final de 2019 comecei a trabalhar com as estratégias de email marketing do Portal CMC, um site de desenvolvimento pessoal e profissional. O desafio era trabalhar uma lista fria de quase 5.000 contatos e segmentar os inscritos por interesses, reaquecer a lista e obter assim melhores resultados de aberturas, cliques e vendas. 

 

Todos os passos descritos neste artigo foram aplicados, juntamente com uma estratégia de marketing de conteúdo. De uma lista geral, onde vários interesses se misturavam, criamos outras menores e segmentadas e os resultados nas primeiras 24 horas foram um aumento de pouco mais de 3% de abertura para mais de 15%, como mostra a imagem abaixo retirada de um dos relatórios da Builderall

 

 

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As estratégias ainda continuam em andamento. Há muito trabalho a se fazer, porém já estamos colhendo grandes resultados. 

 

Estas mesmas estratégias você pode aplicar no seu negócio agora mesmo. 

 

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Agora, mãos à obra!